tag:blogger.com,1999:blog-47939130632420543722024-03-08T07:54:55.889-08:00Escolas LiteráriasProfessora Maria Eneida Zandonai Kutterhttp://www.blogger.com/profile/16284880277227186956noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4793913063242054372.post-52626610669302761942010-06-16T20:16:00.000-07:002010-06-16T20:20:12.353-07:00Atividade do dia 23/6Fazer uma pesquisa na Internet sobre as principais obras (pinturas) do Modernismo:<div><br /></div><div>Vocês deverão me enviar por e-mail para que possamos fazer as postagens em seguida:</div>Professora Maria Eneida Zandonai Kutterhttp://www.blogger.com/profile/16284880277227186956noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4793913063242054372.post-6206479574380320312010-06-16T19:13:00.001-07:002010-06-17T05:28:00.771-07:00Modernismo<span class="Apple-style-span" style=" ;font-family:Tahoma, Verdana, Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px;"><p style="margin-top: 10px; margin-right: 0px; margin-bottom: 10px; margin-left: 0px; padding-top: 0px; padding-right: 0px; padding-bottom: 0px; padding-left: 0px; color: rgb(21, 21, 21); "><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;"><b></b></span></p><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;"><b><p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:6.25pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.25pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm"><span class="Apple-style-span" style="font-family: 'times new roman'; font-weight: normal; "><b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:#151515;">FUTURISMO</span></b></span></p></b></span><span class="Apple-style-span" style="font-family:'times new roman';"> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:6.25pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.25pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:#151515;">O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.<br /><br />O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.<br /><br />O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.<br /><br />O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.<br /><br />O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfico pós-moderno.<br /><br />A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.<br /><br />Na literatura, as principais manifestações ocorreram na poesia italiana, que se dedicava às causas políticas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:6.25pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.25pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:#151515;">Por Patrícia Lopes<br />Equipe Brasil Escola<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:6.25pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.25pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:#151515;">(Fonte: Brasil Escola)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">CUBISMO</span></b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Ele dizia: “Mudo a água em vinho, o mundo em pintura”. E era verdade. Em suas telas, a árvore da paisagem ou a fruta da natureza morte não eram a árvore e a fruta que conhecemos – eram pintura. Preservavam-se as referências exteriores que as identificavam como árvore ou fruta, adquiriam outra substância: eram seres do mundo pictórico e não do mundo natural. Por isso, é correto dizer que Cézanne pintava numa zona limite, na fronteira da natureza e da arte.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Principais características:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">geometrização das formas e volumes<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">renúncia à perspectiva<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">o claro-escuro perde sua função<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">representação do volume colorido sobre superfícies planas<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">sensação de pintura escultórica<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;margin-left:75.0pt;text-align:left;text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1; tab-stops:list 36.0pt"><span style="font-size:10.0pt; mso-bidi-font-family:Symbol;mso-fareast-font-family:Symbol; mso-bidi-mso-fareast-language:PT-BRfont-family:Symbol;font-size:12.0pt;color:black;"><span style="mso-list:Ignore">·<span style="font:7.0pt "Times New Roman""> </span></span></span><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Braque e Picasso, seguindo a lição de Cézanne deram inicio à geometrização dos elementos da paisagem. Braque enviou alguns quadros para o Salão de Outono de 1908, onde Matisse, como membro do júri, os viu e comentou: “Ele despreza as formas, reduz tudo, sítios, figuras e casas, a esquemas geométricos, a cubos”. Essa frase, citada por Louis Vauxcelles, em artigo publicado, dias depois, no Gil Blas, daria o nome ao movimento.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O cubismo se divide em duas fases:</span></b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><i><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Cubismo Analítico </span></i></b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">- (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><i><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Cubismo Sintético </span></i></b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">- (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Principais artistas:</span></b><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><b><i><span style=" font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><a href="http://www.historiadaarte.com.br/picasso.html"><span style="color:blue;">Pablo Picasso</span></a></span></i></b><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"> - (1881-1973) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre 1904-1907, o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Depois de descobrir as artes primitivas e africanas compreende que o artista negro não pinta ou esculpi de acordo com a tendência de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade, essa tela subverteu o sentido da arte moderna com a declaração de guerra em 1914, chega ao fim a aventura cubista.<br />Podemos destacar, também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Algumas das frases de Pablo Picasso:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">"A obra de um artista é uma espécie de diário. Quando o pintor, por ocasião de uma mostra, vê algumas de suas telas antigas novamente, é como se ele estivesse reencontrando filhos pródigos - só que vestidos com túnica de ouro”.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">"A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade".<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">“Braque sempre disse que na pintura só conta a intenção. É verdade. O que conta é aquilo que se faz. É isso o importante. O que era afinal o mais importante no cubismo, era aquilo que se queria fazer, a intenção que se tinha. E isso não se pode pintar”.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">“Nada pode ser criado sem a solidão. Criei em meu redor uma solidão que ninguém calcula. É muito difícil hoje em dia estar-se sozinho, pois existem relógios. Já alguma vez se viu um santo com relógio?”<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">“Não sou nenhum pessimista, não detesto a arte, pois não poderia viver sem lhe dedicar todo meu tempo. Amo-a como a minha única razão de ser. Tudo que faço relacionado com a arte dá-me a maior alegria. Mas por isso mesmo não vejo por que razão todo o mundo pretende interrogar a arte, exigindo-lhe certificados, deixando correr livremente sua estupidez em relação a este tema”.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"> (Fonte: históriadaarte)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt: auto;text-align:left;text-indent:0cm"><span style="font-family: "Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman"; mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">DADAÍSMO<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O <b>movimento Dadá (Dada)</b> ou <b>Dadaísmo</b> foi uma<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda" title="Vanguarda"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">vanguarda</span></a> moderna iniciada em <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Zurique" title="Zurique"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Zurique</span></a>, em <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1916" title="1916"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1916</span></a>, no chamado <i>Cabaret Voltaire</i>, por um grupo de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Escritor" title="Escritor"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">escritores</span></a> e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tristan_Tzara" title="Tristan Tzara"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">Tristan Tzara</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Ball" title="Hugo Ball"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Hugo Ball</span></a> e<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Arp" title="Hans Arp"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Hans Arp</span></a>.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Embora a palavra <i>dada</i> em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o <i>non-sense</i> ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial" title="Primeira Guerra Mundial"><span style="text-decoration: none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Primeira Guerra Mundial</span></a>. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Barcelona" title="Barcelona"><span style="color:#0645AD;">Barcelona</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Berlim" title="Berlim"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Berlim</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia" title="Colônia"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Colônia</span></a>,<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Han%C3%B4ver" title="Hanôver"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Hanôver</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_York" title="Nova York"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Nova York</span></a> e <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Paris" title="Paris"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Paris</span></a>.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o <b>poema aleatório</b> e o <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ready_made" title="Ready made"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">ready made</span></a>. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX" title="Século XX"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">século XX</span></a>, entre eles o <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo" title="Surrealismo"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">Surrealismo</span></a>, a <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_conceptual" title="Arte conceptual"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Arte Conceitual</span></a>, a <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_Art" title="Pop Art"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Pop Art</span></a> e o <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo_abstrato" title="Expressionismo abstrato"><span style="text-decoration: none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Expressionismo Abstrato</span></a>.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.<o:p></o:p></span></p> <div style="mso-element:para-border-div;border:none;border-bottom:solid #AAAAAA 1.0pt; mso-border-bottom-alt:solid #AAAAAA .5pt;padding:0cm 0cm 2.0pt 0cm"> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-bottom:7.2pt;text-align:left; text-indent:0cm;line-height:20.65pt;mso-outline-level:2;border:none;mso-border-bottom-alt: solid #AAAAAA .5pt;padding:0cm;mso-padding-alt:0cm 0cm 2.0pt 0cm"><span style="font-family:"Times New Roman","serif";mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">[<a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dada%C3%ADsmo&action=edit&section=2" title="Editar seção: Modelo Dadaísta"><span style="text-decoration: none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">editar</span></a>]Modelo Dadaísta<o:p></o:p></span></p> </div> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">"''<i>Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso</i>." Tristan Tzara<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Como você pode notar pelo trecho acima, o impacto causado pelo Dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica por ele desencadeado. Tzara opta por expressar de modo inconfundível suas opiniões acerca da arte oficial, e também das próprias vanguardas("<i>sou por princípio contra o manifestos, como sou também contra princípios</i>"). Dada vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para arte um caráter de espontaneísmo e gratuidade total. A falta de sentido, aliás presente no nome escolhido para a vanguarda. Segundo o próprio Tzara:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">"<i>Dada não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada. Sábios jornalistas viram nela uma arte para os bebês, outros jesus chamando criancinhas do dia, o retorno a primitivismo seco e barulhento, barulhento e monótono. Não se constrói a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construção converge para a perfeição que aborrece, a idéia estagnante de um pântano dourado, relativo ao produto humano.</i>" Tristan Tzara<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O principal problema de todas as manifestações artísticas estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmações retumbantes, Tzara decreta: "<i>A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta</i>".<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">(Fonte: Wikipedia)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">SURREALISMO<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O <b>Surrealismo</b> foi um movimento <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte" title="Arte"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">artístico</span></a> e <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura" title="Literatura"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">literário</span></a>surgido primeiramente em <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Paris" title="Paris"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Paris</span></a> dos <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anos_20" title="Anos 20"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">anos 20</span></a>, inserido no contexto das <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda" title="Vanguarda"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">vanguardas</span></a> que viriam a definir o<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo" title="Modernismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">modernismo</span></a> no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reune artistas anteriormente ligados ao<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo" title="Dadaísmo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0B0080;">Dadaísmo</span></a> ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud" title="Sigmund Freud"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0B0080;">Sigmund Freud</span></a>(1856-1939), mas também pelo <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo" title="Marxismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0B0080;">Marxismo</span></a>, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Breton" title="André Breton"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">André Breton</span></a> (<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1896" title="1896"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1896</span></a>-<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1966" title="1966"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1966</span></a>) é o principal líder e mentor deste movimento.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1917" title="1917"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1917</span></a>pelo poeta <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Guillaume_Apollinaire" title="Guillaume Apollinaire"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">Guillaume Apollinaire</span></a>(<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1886" title="1886"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1886</span></a>-<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1918" title="1918"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1918</span></a>), jovem artista ligado ao <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo" title="Cubismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0B0080;">Cubismo</span></a>, e autor da peça teatral <i>As Mamas de Tirésias</i> (<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1917" title="1917"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1917</span></a>), considerada uma precursora do movimento.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Um dos principais manifestos do movimento é o<b>Manifesto Surrealista</b> de (<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1924" title="1924"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">1924</span></a>). Além de Breton seus representantes mais conhecidos são <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonin_Artaud" title="Antonin Artaud"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Antonin Artaud</span></a> no teatro, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Bu%C3%B1uel" title="Luis Buñuel"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">Luis Buñuel</span></a> no <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema" title="Cinema"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">cinema</span></a> e <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Ernst" title="Max Ernst"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Max Ernst</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Magritte" title="René Magritte"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">René Magritte</span></a> e <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD" title="Salvador Dalí"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Salvador Dalí</span></a> no campo das <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas" title="Artes plásticas"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">artes plásticas</span></a>.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">(Fonte: Wikipedia)<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;"><o:p> </o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">EXPRESSIONISMO<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O <b>expressionismo</b> foi um movimento <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura" title="Cultura"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">cultural</span></a> de<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda" title="Vanguarda"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">vanguarda</span></a> surgido na <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha" title="Alemanha"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Alemanha</span></a> nos primórdios do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX" title="Século XX"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">século XX</span></a>, que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O expressionismo plasmou-se num grande número de campos: <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas" title="Artes plásticas"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">artes plásticas</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura" title="Literatura"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">literatura</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica" title="Música"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">música</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema" title="Cinema"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">cinema</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro" title="Teatro"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">teatro</span></a>,<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a" title="Dança"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">dança</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia" title="Fotografia"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">fotografia</span></a>, etc. A sua primeira manifestação foi no terreno da pintura, ao mesmo tempo que o <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo" title="Fauvismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">fauvismo</span></a><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a" title="França"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">francês</span></a>, fato que tornaria ambos <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_art%C3%ADstico" title="Movimento artístico"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">movimentos artísticos</span></a>nos primeiros expoentes das chamadas "<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguardismo" title="Vanguardismo"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">vanguardas históricas</span></a>". Mais que um estilo com características próprias comuns foi um movimento heterogêneo, uma atitude e uma forma de entender a arte que aglutinou diversos artistas de tendências variadas e diferente formação e nível intelectual. Surgido como reação ao<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo" title="Impressionismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">impressionismo</span></a>, frente ao <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Naturalismo" title="Naturalismo"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">naturalismo</span></a> e o caráter<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo" title="Positivismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">positivista</span></a> deste movimento de finais do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XIX" title="Século XIX"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">século XIX</span></a> os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista –a "expressão"– frente à plasmação da realidade –a "impressão"–.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O expressionismo acostuma ser entendido como a <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Deforma%C3%A7%C3%A3o" title="Deformação"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">deformação</span></a> da <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade" title="Realidade"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">realidade</span></a> para<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o" title="Expressão"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">expressar</span></a> mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentimento" title="Sentimento"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">sentimentos</span></a> mais que à <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Descri%C3%A7%C3%A3o" title="Descrição"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">descrição</span></a> <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Objetiva" title="Objetiva"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">objetiva</span></a> da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico. Assim, com frequência qualificou-se de expressionista a obra de diversos autores como <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Matthias_Gr%C3%BCnewald" title="Matthias Grünewald"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">Matthias Grünewald</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pieter_Brueghel,_o_Velho" title="Pieter Brueghel, o Velho"><span style="text-decoration: none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Pieter Brueghel, o Velho</span></a>, <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Greco" title="El Greco"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">El Greco</span></a>ou <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya" title="Francisco de Goya"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Francisco de Goya</span></a>. Alguns <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Historiografia" title="Historiografia"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">historiadores</span></a>, para o distinguir, escrevem "expressionismo" –em minúsculas– como termo genérico e "Expressionismo" –em maiúsculas– para o movimento alemão.<sup><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo#cite_note-Chilvers_2007.2C_p._334-0"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">[1]</span></a></sup><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">O Expressionismo distingue-se do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo" title="Realismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Realismo</span></a>por não estar interessado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-"<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo" title="Romantismo"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">Romantismo</span></a>" do mundo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">Com as suas <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor" title="Cor"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">cores</span></a> violentas e a sua temática de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Solid%C3%A3o" title="Solidão"><span style="text-decoration:none;text-underline: nonecolor:#0645AD;">solidão</span></a> e de <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mis%C3%A9ria" title="Miséria"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">miséria</span></a>, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha pré-bélica, bem como da <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial" title="Primeira Guerra Mundial"><span style="text-decoration: none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">Primeira Guerra Mundial</span></a> (1914-1918) e do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_entre-guerras" title="Período entre-guerras"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">período entre-guerras</span></a> (1918-1939). Essa amargura provocou um desejo veemente de cambiar a vida, de buscar novas dimensões à imaginação e de renovar as linguagens artísticas. O expressionismo defendia a <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_individual" title="Liberdade individual"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">liberdade individual</span></a>, a primazia da expressão subjetiva, o <a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Irracionalismo&action=edit&redlink=1" title="Irracionalismo (página não existe)"><span style=" text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#CC2200;">irracionalismo</span></a>, o arrebatamento e os temas proibidos –o excitante, demoníaco, sexual, fantástico ou pervertido–. Intentou refletir uma visão subjetiva, uma deformação emocional da realidade, através do caráter expressivo dos meios plásticos, que tomaram uma significação metafísica, abrindo os sentidos ao mundo interior. Entendido como uma genuína expressão da alma alemã, o seu caráter <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Existencialismo" title="Existencialismo"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">existencialista</span></a>, o seu anseio metafísico e a visão trágica do ser humano no mundo fizeram reflexo de uma concepção existencial liberta ao mundo do espírito e à preocupação pela vida e pela morte, concepção que acostuma qualificar-se de "<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADses_n%C3%B3rdicos" title="Países nórdicos"><span style="text-decoration:none; text-underline:nonecolor:#0645AD;">nórdica</span></a>" por se associar ao temperamento que é identificado com o estereótipo dos países do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Norte_da_Europa" title="Norte da Europa"><span style="text-decoration:none;text-underline:nonecolor:#0645AD;">norte da Europa</span></a>. Fiel reflexo das circunstâncias históricas em que se desenvolveu, o expressionismo revelou o lado pessimista da vida, a angustia existencial do indivíduo, que na sociedade moderna, industrializada, vê-se alienado, isolado. Assim, mediante a distorção da realidade visavam a impactar o espectador, chegar ao seu lado mais emotivo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" align="left" style="margin-top:4.8pt;margin-right:0cm; margin-bottom:6.0pt;margin-left:0cm;text-align:left;text-indent:0cm;line-height: 18.0pt"><span style="font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-Times New Roman";mso-fareast-language: PT-BRfont-family:";font-size:12.0pt;color:black;">(Fonte: Wikipedia)<o:p></o:p></span></p><p></p><p></p><p></p></span><p></p></span>Professora Maria Eneida Zandonai Kutterhttp://www.blogger.com/profile/16284880277227186956noreply@blogger.com0